Criado em 2003, o WordPress veio para democratizar o desenvolvimento de sites. Ou seja, para transformar uma tarefa muito exclusiva em algo possível de ser feito pela maioria dos usuários da internet.
Hoje, o WordPress é o Gerenciador de Conteúdo mais popular e utilizado para o desenvolvimento de sites em todo o mundo. Além disso, ele é um sistema completo e de alta confiabilidade para criação, sendo capaz de atender desde blogs mais simples até grandes lojas virtuais.
Para que você possa conhecer melhor a plataforma e entender todo o potencial do WordPress para o seu projeto, vamos trazer conceitos, exemplos de uso e muitas dicas para, como:
- O que é o WordPress;
- Como funciona a plataforma;
- Tipos de sites que você pode criar um WordPress;
- Principais temas e plugins;
O que é WordPress?
Dentro de uma definição mais técnica, podemos apresentar o WordPress como um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo que opera no formato Open Source, permitindo modificações em seu código para torná-lo cada vez melhor.
Como funciona o WordPress?
Mesmo prezando pela usabilidade e praticidade, existem algumas informações e peculiaridades sobre o WordPress que merecem a atenção de todas as pessoas que pretendem construir um site ou compreender um pouco mais sobre este universo.
A primeira é a diferença entre as duas modalidades de uso: a comercial e a gratuita.
As duas versões são muito utilizadas: não é à toa que o WordPress é a plataforma que dá origem a 39% de toda a internet (Junho 2021). Mas o que isso significa, e que relação tem com as duas modalidades?
Basicamente, esses dados demonstram que, seja você uma pessoa a fim de escrever um blog ou uma empresa desenvolvendo um site, o WordPress tem uma solução adequada.
Que tipos de sites posso criar com WordPress?
Blog
Portfólio
Portais
Site Institucional
Temas & Plugins WordPress
A liderança do WordPress no mercado de CMS tem muitos motivos, mas o número de temas e plugins disponíveis certamente são um grande destaque.
Ambos (temas e plugins) foram desenvolvidos para facilitar a criação de estruturas, elementos estéticos, funções e ferramentas, trocando a difícil tarefa de codificar esses recursos em algo prático e acessível em apenas alguns cliques.
Devido ao código aberto do WordPress, os temas e plugins são desenvolvidos por usuários da plataforma. São pessoas com habilidades de codificação, que reconhecem pontos de melhoria e conseguem ir além da identificação do problema, construindo uma solução.
Você vai achar temas e plugins à disposição dentro do dashboard do WordPress.com e também no site do WordPress.org. Lá, você encontra uma biblioteca onde é possível passar horas e horas vasculhando os melhores recursos para o seu site.
Também é possível encontrar sites “paralelos” que também desenvolvem recursos para WordPress, como o Theme Forest, e fóruns e comunidades online que compartilham suas criações entre os membros. Vale a pena ir além do que o WP oferece em seu marketplace para descobrir diferentes estilos e níveis de criação.
O que são os temas ou templates?
Os templates WordPress são modelos de sites, temas estéticos e de organização de conteúdo que podem ser utilizados como base. Pense os temas como verdadeiros moldes para o seu site. Eles dão uma nova identidade visual com apenas alguns cliques, muito prático e rápido!
Existem temas complexos, que foram desenvolvidos para sites mais robustos, e que vão exigir um pouco mais de domínio do WP na hora de fazer a montagem dos sites e páginas. Há ainda, uma grande quantidade de temas simples e úteis para iniciantes trabalharem sem muita dificuldade.
Você encontrará temas divididos entre os grátis e os premium (estes últimos são pagos). Não há necessidade de adquirir um tema para ter um bom site, porém, é inegável que os temas premium são mais completos.
O que são os plugins?
Os plugins para WordPress são recursos adicionais que podem ser inseridos nos sites para entregar algum tipo de funcionalidade.
Assim como ocorre com os templates ou temas, muitos estão disponíveis no portfólio do próprio WP. Contudo, é possível encontrar plugins em sites paralelos, tanto gratuitos quanto pagos.
A funcionalidade dos plugins é bastante diversa, existem tipos com foco em:
- Performance;
- Análise de métricas;
- Gestão de interação;
- Controle de comentários;
- Formulários de contato.
Seria impossível ficar classificando e apresentando os melhores, já que, segundo o WP, existem mais de 55 mil plugins disponíveis só em seu portfólio. Sendo assim, separamos alguns que merecem destaque!
Plugins de formulários
Formulários são fundamentais para sites que trabalham com táticas de conversão e inbound marketing. Eles são essenciais para registrar contato de clientes e interessados.
Portanto, não podem ficar fora dos sites comerciais, institucionais e portfólios. Destacam-se os seguintes plugins:
- Contact Form;
- WP Forms;
- Ninja Forms.
Plugins Anti-Spam
Nada mais chato do que encontrar um novo comentário em uma página ou post e descobrir que ele foi feito por um robô e recheado de palavras nonsense e links duvidosos.
Os plugin anti-spam fazer uma checagem nas interações do seu site e colocam barreiras, como o reCAPTCHA, para evitar que comentários indesejados sejam publicados em seu site. Pode apostar nos seguintes plugins:
- Akismet;
- Anti-Spam;
- Spam Destroyer.